quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Sucesso repentino... filmes com consagrada atuação desconhecidos...

                                                          Robert Thomas Pattinson





Hoje resolvi fazer um especial sobre esse rapaz nascido em Londres. Sim, Robert Thomas Pattinson, de 23 anos. Ator e cantor. Mais conhecido como ator, principalmente pelo papel de Cedrico Diggory em Harry Potter e O Cálice de Fogo, e mais recentemente aclamado, amado, adorado por causa do vampiro Edward Cullen.

                                Cedrico Digorry                                      Edward Cullen

Mas antes de ser bruxo e vampiro, ele foi mais. Muito mais. Foi um príncipe, um aviador aleijado depois de um acidente, um garoto atrapalhado que ajuda a amiga a criar o filho, um músico em crise aos 20 anos e um pintor consagrado.

Esse garoto (se é que podemos chamá-lo assim) tem talento e de sobra. Me inspirei para escrever esse post depois que vi Little Ashes (2008), filme que retrata a juventude de Salvador Dalí e o romance do mesmo com o escritor Frederico García Lorca, onde nosso colega Rob Pattinson atua incrivelmente bem como Salvador. Fiquei de queixo caído.

                                    Poster do                            Robert Pattinson como Salvador Dalí

                           filme Little Ashes


Aconteceu o que chamo de verdadeiramente atuar. Sabe quando um ator interpreta tão bem um personagem que não vemos o ator e sim o próprio personagem? Isso é verdadeiramente atuar. Um exemplo clássico? Johnny Depp. Ninguém entra num personagem tão bem quanto o senhor Depp. Mas voltemos ao jovem Pattinson...

Ele entrou completamente na pele do personagem. Em momento algum eu consegui ver o rapaz mirrado e tímido que ele é. Totalmente profissional. Incrivelmente insano, como Dalí foi. Estupendamente corajoso... Incrível e brilhante. Não existe outras palavras.

Se duvidar, esse é o meu filme favorito dele.

Ou talvez o segundo.

O primeiro, muito provavelmente, se eu não estiver me boicotando, é The Bad Mother's Handbook (2007). G-E-N-I-A-L. Meu personagem favorito do senhor Pattinson é o desse filme. Daniel Gale. Simplesmente adorei a forma como o senhor Pattinson ficou menos senhor Pattinson nesse filme. A cada cena eu vejo o ator menos e menos e só consigo ver o personagem. Novamente, o verdadeiramente atuar.

                                    Dvd do filme                      E aqui o livro da onde o filme saiu
                         The Bad Mother's Handbook

                                                            E aqui, nosso colega, 
                                                      senhor Pattinson como Daniel.


Outro trabalho genial desse novo talento foi em The Haunted Airman (2006), no qual ele interpreta Toby Jugg, um jovem aviador que fica paraplégico após um acidente com o seu avião. Melhor atuação impossível. Rob tem um quê para drama de uma forma que nunca mais tínhamos visto em astros recém-chegados.

                 Poster do filme                                      Robert Pattinson como Toby Jugg

            The Haunted Airman


Podemos ver esse branquelo de olhos verdes também em Der Ring des Nibelungen (2005) (aqui no Brasil conhecido como O Anel de Nibelungos ou como A Maldição do Anel), um filme alemão não muito conhecido que mostra a lenda nórdica do deus Siegfried. Atuação muito boa também.

                                        Poster do filme                         Robert Pattinson no filme

                                 Der Ring des Nibelungen


Acho que meu terceiro personagem favorito do senhor Pattinson é Art em How To Be (2008). Filme genial sobre um músico em crise em plenos 20 anos de idade que é obrigado a voltar a morar com pais. Art é um jovem tímido e anti-social. Ele tenta agradar a todos, mas nunca consegue, ficando frustado com isso. Muito bom mesmo!

                               Poster do filme                                  Robert Pattinson como Art

                                How To Be


Genial como o senhor Pattinson tem dom para fazer personagens insanos e perturbados. Genial.

E por fim, temos o senhor Pattinson em dois grandes filmes de bilheteria: Harry Potter e O Cálice de Fogo (2005) e Crepúsculo (2008). Bem, Harry Potter tem nem o que falar, já que é uma grande franquia desde sempre. Eu fui criada por Harry Potter... Detalhes... Harry Potter, é sem dúvida, um incrível livro de fantasia que foi razoavelmente adapatado para o cinema.

A história é ótima, tirando o fato que nada de ruim acontece com o Harry e só ele pode ser o salvador do mundo (na minha opinião, era para ele ter morrido no final da série, mas enfim...). E mais uma vez o senhor Pattinson não nos deixa esquecer outro personagem seu. Ele conseguiu captar como Cedrico é visto no livro. Sempre na dele, sempre galã, sempre favorito e sempre querido por todos. Perfeito.

                                                           Poster de Harry Potter
                                                             e O Cálice de Fogo


E Crepúsculo... Bem, o livro já era sim conhecido. Inclusive, alguns anos atrás, eu tinha lido um trecho do livro, mas não tinha conseguido baixar, então ficou esquecido na minha memória até uma amiga minha do curso de inglês chegar pra mim e falar: "Menina, tu tem que assistir Crepúsculo. É muito legal! Sabe o Cedrico? Tá mó gatinho no filme! Procure no Youtube! Você vai gostar."

                                                          Poster de Crepúsculo.


Com um incentivo desses, claro que fui procurar, achei, BAIXEI TODOS os livros (internet é o mal do mundo hoje em dia...), li eles em duas semanas, vi o filme e cá estou, esperando por Lua Nova. Enfim...

Por mais que muitos venham com palavras de ataque e sem um bom argumento contra a atuação do senhor Pattinson em Crepúsculo, eu falo: sim, foi brilhante. A história tem todo o mistério e toda a fantasia que vemos, e é muito bem escrita. O problema foi a adaptação pro cinema e a febre que virou por Edward Cullen ser o "homem perfeito". E sim, o senhor Pattinson mandou muito bem como o Edward. Compulsivo, super protetor, egoísta e ciumento. Um maníaco depressivo, como o próprio senhor Pattinson falou em uma entrevista, uma vez.

Rapaz genial e talentoso, esse Pattinson, huh?

Um comentário:

  1. Adorei todos os seus comentarios, a unica coisa é que nos livros quando Edward Cullen e Bella conversam é sempre de uma forma mais solta, com mais na brincadeira, se é que me entende. Nos filmes parece que a coisa é mais sombria, mais presa. Mas de qualquer forma, estou assistindo alguns dos filsmes dele e estou adorando.
    Beijos

    ResponderExcluir

- Leu? Gostou? Não gostou? Não importa! Faça essa criança feliz do mesmo jeito e comente!
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.
- Responderei seu comentário nesta página.
- Em caso de interesse em fazer parceria com seu blog, entre em contato.
- Caso você tenha um blog, fique atento (a), passei por lá com certeza. =DD
- Obrigada!