quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

As Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada

Foi ótimo retornar a Nárnia mesmo sendo adulta.


Antes de tudo, devo confessar: só li os cinco primeiros capítulos de "A Viagem do Peregrino da Alvorada" do livro de C.S. Lewis, e mesmo assim, fui ver o filme sabendo que mais tarde - algum dia - terei de terminar o volume único de As Crônicas de Nárnia.




O filme é delicioso de ver. Há comédia, aventura, ação... Apesar, é claro, de haver já mudanças. Apesar de eu só ter lido até o quinto capítulo do livro, ficou fácil de perceber que houve alterações e modificações não só na ordem da estória como também em personagens. Eu tiro isso por Eustáquio. Já nos cinco primeiros capítulos, o leitor cria um sentimento de repulsa para com esse personagem, enquanto que no filme, ele ficou meramente com a parte cômica.

No filme vemos a mudança, ainda em andamento eu diria, de Caspian de príncipe pra rei. Embora ele já seja rei de Nárnia há algum tempo, ele ainda não parece ter uma atitude de rei, ao meu ver. Ele ainda me parece um pouco perdido, mas disposto a fazer tudo pelo seu reino e seu povo. Não podemos esquecer de Lucy e Edmund, os únicos irmãos Pevensie e Grandes Reis de Nárnia, que retornam.

O crescimento de Edmund já é notado em As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian, quando ele deixa de ser aquele menino birrento e bocão, e mesmo com a tentação da Feiticeira Branca ainda forte em sua mente, ele se mostra bem adulto e decidido. Talvez por ser mais próximo da idade da adulta do que Lucy. Esta, por sua vez, está se descobrindo e desejando ser tão atraente quanto a irmã mais velha, chegando, até, a tentar um charminho discreto pra cima de Caspian.

Neste filme há o personagem novo que será convidado a voltar a Nárnia, Eustáquio, primo dos Pevensie. No livro é um menino o qual você pode facilmente ficar com repulsa, mas como não li o resto do livro, não posso comentar muito. No filme, podemos ver claramente a redenção dele, claro que não contarei como.

É um filme da família mesmo. Mas não diria que é um filme pros fãs. Claro que quem acompanhou apenas os filmes, é mais fácil gostar deste, mas quem leu os livros, não creio que seja. Tiro por @AndDih que havia lido esta crônica e ficou o tempo todo do meu lado dizendo que estava faltando tal cena, que tinha coisas aqui e ali. Eu não duvidava.

De toda forma, é um filme que recomendo ir assistir naquela telona do cinema, em 2D ou em 3D.

Até o próximo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Leu? Gostou? Não gostou? Não importa! Faça essa criança feliz do mesmo jeito e comente!
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.
- Responderei seu comentário nesta página.
- Em caso de interesse em fazer parceria com seu blog, entre em contato.
- Caso você tenha um blog, fique atento (a), passei por lá com certeza. =DD
- Obrigada!