quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Imaginação de diretor é coisa de outro mundo...

E olha que são todos humanos!

Eu acho...

P.s.: clique na foto para ficar em melhor resolução.

Sabe quando um diretor vai fazer uma adaptação de uma obra literária que deixa um pouco à desejar? Então, sabe o que acontece com esse diretor? Ele fica doido. No mínino. E quando esse filme/livro tem uma sequência? Como fica o leitor/espectador?




Confuso? Bem, pela acho que dá pra ter uma idéia do que estou falando. Essa foto é uma comparação entre os personagens de Crepúsculo e de Lua Nova (sequência do filme/livro já citado). No primeiro filme - Crepúsculo - temos a diretora Catherine Hardwicke, conhecida por trabalhos com filmes independentes e de baixa renda como Aos Treze, Os Reis de Dogtown e outros. Vejam que eu citei filmes de baixa renda. Crepúsculo foi um filme de baixa renda, principalmente, levando em conta a quantidade de efeitos visuais que seriam necessários e de adaptações físicas (lentes de contato, perucas, etc), que arrecadou uma quantidade generosa de dinheiro, tendo garantido o cachê dos atores para os próximos.

Como vocês podem reparar, Catherine tentou transmitir o que os fãs queriam ver e não o que os personagens eram (ao menos, fisicamente).

Já o segundo filme - Lua Nova -, tem como diretor o mestre dos efeitos visuais (atrás de George Lucas) Chris Weitz, que ficou muito mais conhecido depois do sucesso de A Bússola de Ouro, com Nicole Kidman e Daniel Craig. Weitz pegou a essência dos personagens.

Quem já leu o livro sabe exatamente do que estou falando.

Quem não leu, tentarei explicar.

Por exemplo, aquela moça isolada lá em cima, é a Victoria, a "vilã" do filme/livro. Como vocês podem perceber, na primeira foto ela aparece meia aloirada, enquanto que na segunda, ela está mais pra ruiva do que pra loira. Na descrição que Bella Swan - personagem pela qual você observa a narração do livro, uma vez que o livro é todo do ponto de vista dela - faz, Victoria é uma mulher bela, com ar selvagem e RUIVA.

Ponto pro titio Weitz.

Outro exemplo, o loiro entre o último loiro que parece o Tom Cruise em Entrevista com o Vampiro, e a morena de cabelo mega curto, é o Jasper Hale, "irmão" mais recente de Edward Cullen que lutou na guerra civil americana. No livro, segundo Bella, ele é descrito como assustador, uma vez que é novo na arte de se alimentar de sangue animal. Com manchas profundas ao redor dos olhos, sempre cuidadoso com a distância entre ele e os humanos.

Ponto pro titio Weitz de novo, não?

A única loira (tirando a versão estranha de Hardwicke para Victoria), que inclusive está do lado de Jasper, é Rosalie Hale (ela e Jasper usam o mesmo sobrenome para fingirem serem gêmeos. Não me pergunte por que. Pergunte para a Stephenie Meyer). Rosalie é descrita como a mais bela dentre todos, a mais sedutora, a mais pomposa. PARA MIM, ela está mais com um ar sedutor e "eu sou mais eu" na segunda foto.

Ponto pro titio Weitz, NA MINHA OPINIÃO.

Além desses detalhes banais (?), temos o fato já citado aqui: CREPÚSCULO FOI UM FILME DE BAIXA RENDA. Foi. Agora JAMAIS voltará a ser. Por isso tantas críticas (principalmente dos meninos que perderam as namoradas para o Edward), e tantos erros (eu contei 78), e tantas especulações. Mas quem disse que o número de fãs diminiu por causa disso?

HOLLYWOOD vive disso. Quanto mais fãs, melhor. O filme pode ser uma bosta, se tiver milhões de fãs, é o queridinho.

EU SOU FÃ. Não vou negar. ADORO a saga Crepúsculo. Todos os 4 livros. Mas reparem: eu falei LIVROS. O filme Crepúsculo é bom para quem está desesperado para ver logo os personagens "fisicamente", mas deixa muito a desejar em outros aspectos. Mas como eu já falei, foi um filme de baixa renda, sendo assim, claro que ficaria muito a desejar.

Os efeitos visuais ficaram estranhos, a maquiagem ficou estranha. Tudo ficou estranho, mas foi um começo razoável, uma vez que, impulsionou a ter as continuações com diretores de nome e que sabem o que fazem quando se trata de filme de grande bilheteria e repercursão mundial.

-
Recomendação: AOS TREZE.
→ Sim, meti pau na Catherine, mas ela é excelente, se ela permanecer nesse tipo de filme que ela está mais habituada, por isso essa recomendação. Para conhecerem melhor os filmes dessa diretora e como ela gosta de trabalhar (luz, maquiagem, fotografia e etc).
(qualidade ruim e legenda estranha, mas dá pra ter uma noção)
Não achei um link para baixar, mas COM CERTEZA deve ter algum.

2 comentários:

  1. maneiro o post rsrs
    ta bom, revoltada? huahsuahsuahsua

    ResponderExcluir
  2. muito interessante a comparação entre os dois diretores, do ponto de vista dos efeitos e caracterização dos personagens. deve-se levar em consideração tb o tipo de trabalho de cada diretor descrito em entrevistas com os atores nessa comparação, tb deveras importante

    ResponderExcluir

- Leu? Gostou? Não gostou? Não importa! Faça essa criança feliz do mesmo jeito e comente!
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.
- Responderei seu comentário nesta página.
- Em caso de interesse em fazer parceria com seu blog, entre em contato.
- Caso você tenha um blog, fique atento (a), passei por lá com certeza. =DD
- Obrigada!