terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sequências que vieram por consequência...

Adorei o trocadilho desse post.

Vocês já repararam que algumas sequências de filmes NÃO deveria existir? Não? Nunca repararam?




A Era do Gelo, por exemplo. A príncipio pode parecer normal, algo planejando... Mas não foi. As duas sequências vieram por consequência do sucesso do primeiro. PORÉM, foi uma sequência por consequência ótima, e que merece todo o apego e fãs que têm hoje. Pena que ainda não consegui ver o terceiro filme AINDA.

Mas não pensem que essa história de "sequência por consequência" é coisa atual não! Antigamente (bote antigamente nisso. xD), isso também acontecia! Quer um exemplo clássico? O filme que tem contrato vitalício com a Sessão da Tarde: A LAGOA AZUL.

Quando lançaram o primeiro, foi aquilo "ow que bonitinho! Dois jovens descobrem o amor sozinhos numa ilha paradisíaca", aí pronto. Mega sucesso, e admita, quando passa pela enéssima vez na Sessão da Tarde você ainda assiste. Admita. Aí, como sempre, HOLLYWOOD, o senhor do pecado, gosta da idéia de ter mais dinheiro no bolso ("money no bolso, é tudo que eu quero. Money no bolso, saúde e sucesso" > desenterrei. Nem lembro de qual novela isso é...), vai lá e faz o segundo filme COM A MESMA HISTÓRIA e a babação volta.

No primeiro filme, temos um capitão e duas crianças numa ilha paradisíaca do PACÍFICO SUL (quem olhar em qualquer mapa mundi verá que REALMENTE há uma ilha paradisíaca no Pacífico Sul e nome dela é NOVA ZELÂNDIA). No segundo filme temos um capitão, duas crianças e uma mãe (só para não ficar EXATAMENTE igual ao primeiro) que acabam na MESMA ilha paradisíaca (o capitão não, já que morre ainda à deriva).

Para quem leu A TEMPESTADE de William Shakespeare, vai entender a analogia disso tudo aqui agora.

Em ambos os filmes, há nativos na ilha com cultos sagrados e rituais "estranhos". No primeiro filme, isso fica bem claro, quando os jovens escutam os nativos fazendo seus ritos. No segundo filme, a mãe da menina "educa" eles para voltarem para a CIVILIZAÇÃO. Lá vem Caliban e Próspero... (pra quem não sabe, são personagens do livro citado aqui).

Interessante. Mensagem subliminar para com a Nova Zelândia que ainda mantém (tenta manter) suas origens aborígenes. Interessante. Mensagem subliminar para com o Estados Unidos (ou Inglaterra?), que eram a CIVILIZAÇÃO (eram? ou ainda se acham tão civilizados matando gente no Iraque?).

Enfim. Seria isso tudo uma mera coincidência?

Não vindo de HOLLYWOOD, amigos. Não vindo de lá...

-

Recomendação: A ERA DO GELO 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Leu? Gostou? Não gostou? Não importa! Faça essa criança feliz do mesmo jeito e comente!
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.
- Responderei seu comentário nesta página.
- Em caso de interesse em fazer parceria com seu blog, entre em contato.
- Caso você tenha um blog, fique atento (a), passei por lá com certeza. =DD
- Obrigada!